CAIXINHA DE MÚSICA

A CAIXINHA DE MÚSICA… e o Bailarino Jardineiro*

* O Jardineiro foi a personagem de estreia, mas esta poderá ser alterada consoante o público e o contexto de apresentação desta COMÉDIA DE IMPROVISO TEATRAL E MUSICAL.

Apresentado no âmbito do programa “No fio da palavra”, integrado na atividade “D’Ouvir e Chorar por mais”, promovido pela Associação Mochos no Telhado, Viseu 2022
FOTOGRAFIA/VÍDEO de FILIPA ÁVILA ANTUNES

SINOPSE:
Uma caixa(inha) gigante com gavetas misteriosas que guardam “jóias musicais e histórias infinitas”. A bailarina que lá deveria estar, foi dançar para outro lado, mas o seu amigo palhaço jardineiro ficou no seu lugar e com a promessa de bem usar a “corda” que lhe derem. O público escolhe, eles improvisam, mas fica aqui já um conselho: Não lhes dêem muita corda!!!

A CAIXINHA DE MÚSICA E O BAILARINO MINEIRO
Minas do Pejão – Castelo de Paiva – 2022. Espectáculo promovido pela ADRIMAG em parceria com a ATASA

Este espetáculo de rua, consiste numa “réplica gigante” das caixinhas de música (de corda), onde tradicionalmente dança uma pequena bailarina. Nesta caixinha dançará um… um “palhaço desengonçado”, que só se mexe ao som da música acionada pelo rodar da(s) chave(s) com as “palavras-chave” que a história precisa para avançar… A história começa dançada em diferentes e surpreendentes estilos musicais e para isso as pessoas acionam (simbolicamente) o dispositivo (higienizado) que irá fazer acordar também o músico (equipado com diferentes instrumentos musicais) que, ao começar a tocar, fará despertar este nosso “Bailarino Eleganto-Desengonçado”. A HISTÓRIA começou, mas a maquineta está sempre a parar, só funciona com as tais “PALAVRAS-CHAVE” e onde é que elas estão? Quem sabe quais são? Este é o “jogo” que acompanha toda a história deste Jardineiro, levando o público a “entrar na viagem” e participar no desenrolar desta comédia musical.

Criação e interpretação: Ricardo Augusto e Zé Pedro Ramos / Daniel Matos
Cenografia: Mara Maravilha e Daniel Matos
Fotografia e Operação de Som: Rui Pêva

Espetáculo Teatral/Musical.
Público Geral – Todas as idades – M3
Duração: Aprox. 45minutos.
Espaço cénico (Caixinha): Min. 4x4m. + Plateia frontal ou em semi-círculo.