EXPOSIÇÃO 2022

Exposição fotográfica anual, sobre as atividades desenvolvidas a partir do Concurso de Re-Design, dos workshops e residências artísticas. Toda esta programação insere-se no MOST21 – Programa Internacional de Mediação Artística em Meio Rural. Mosteirinho – Coutos de Viseu.

A exposição fotográfica “Estendal“, reune fotografias de quatro emergentes e talentosos artistas nacionais, que acompanharam todo o processo de trabalho, quer nos vários Workshops com a comunidade, quer no próprio desenvolvimento dos trabalhos de remodelação do Lavadouro.

ANDRÉ FERREIRA, nascido em 1986, natural de Viseu. Licenciado em Animação Cultural pela Escola Superior de Educação de Viseu. Apaixonado desde sempre pelas Artes do Espetáculo, trabalho na área desde 2012 com a Zunzum Associação Cultural, onde faço teatro, animação de rua e performance; com o grupo Visiunarte Ateliês fiz teatro e lá ganhei por duas vezes o prémio de melhor ator (2016/2018) da categoria instituições; recentemente em 2020 integrei o “grupo OFF” onde faço teatro literário. Cinema também gosto e participei em documentários, videos promocionais, vídeo clipes e até figuração em filme. Fiz parte de 3 projetos distintos no Distrito de Viseu, onde dei vida á Mascote do Jornal do Centro, ao Atmos da CIM Dão Lafões e também ao Beirão do clube de futebol Tondela. Entre outros projetos faço parte de uma associação cultural onde desenvolvo atividades com a comunidade; Outra paixão está na fotografia, onde dar uns cliques na máquina e mostrar a minha visão. Tirando isso, sou uma pessoa sem medo de agarrar oportunidades e disposto a trabalhar em tudo que seja uma mais valia para mim.

CARLOS TEIXEIRA, nascido em Outubro de 1979, Fotógrafo, há uns anos tomou a máquina fotográfica como ferramenta de trabalho, deixando a sua formação na Licenciatura em Design para ser fotografo a tempo inteiro, deixando mas não abandonando, leva consigo para tudo o que faz a sua formação como designer. No fundo todo o processo de criação é um processo de design, seja por designers ou por outros criadores, e em fotografia esse processo é essencial. Trabalhando especialmente na áreas de produto e retrato, mantém desde sempre uma ligação com uma série de projectos ligados à Dança e ao Teatro, tanto como um complemento ao trabalho fotográfico, mas também como modo de retribuição à sociedade, através das artes.

CRISTINA NOGUEIRA (Lisboa, 1965). Reside em Viseu desde 2004. Licenciada em Animação Cultural pela ESE do Instituto Politécnico de Viseu, onde frequentou algumas disciplinas do Mestrado de Arte, Design e Multimédia. Foi Analista de Sistemas Sénior na empresa Parque Expo’98 desde 1995 até 2004. Em Viseu, colaborou nas áreas de produção e criação, em entidades como: Teatro Viriato, Zunzum A.C., Girassol Azul, Projeto Património/Empório. Participou em algumas exposições coletivas de fotografia. Implementou o método Photovoice, num projeto com comunidades ciganas, de 2 bairros sociais de Viseu. Colabora na editora do Museu da Paisagem, desde 2020. 

LUÍS ALMEIDA é um fotógrafo e videografo de Viseu, com enorme gosto pela comunicação e arte de contar histórias através das imagens que capta, decidiu enveredar pela aventura dos audiovisuais, o que o conduziu a enormes desafios pelas mais diversas cidades do nosso País. Aventuras essas que o levaram a conceber conteúdos nas mais diversas áreas, incluindo turismo, moda, indústria e cobertura de eventos.”

O “Estendal Fotográfico” está estendido na ruína na 5ªOficina…

Todas estas iniciativas foram desenvolvidas ao abrigo do 2º Concurso de Re-Design de Mobiliário Urbano em Meio Rural – 2021.

Ver Concurso