Guarda-chuva estragado? Guarda-chuva transformado!
workshop de costura
25 de junho (domingo) das 15h às 18h. (Durante a manhã será o “olear das máquinas“)
Sinopse
Esta oficina tem como ponto de partida a transformação de um guarda-chuva estragado.
Dentro do espírito da reutilização, propõe-se a cada participante que a partir do tecido de um guarda-chuva, elabore um saco que pode ser usado quando vai às compras, ao supermercado ou para transportar objectos. Depois de apresentados alguns exemplos, explicadas e demonstradas as várias etapas necessárias até chegar ao produto final, cada participante é desafiado a construir a sua própria peça com o guarda chuva que levar. Tudo isto, numa tarde que se espera ser bem passada e partilhada…
Limitado a 12 participantes.
Maiores de 12 anos.
Duração: 3 horas
Valor da inscrição: 1€ ou 1kg de fruta da época
Os participantes deverão trazer: tesouras, alfinetes, fita métrica e/ou régua e linhas.
INSCRIÇÕES: celinaquaresma.cr@gmail.com
A sua “pré-incrição” será posteriormente confirmada e está dependente da sua resposta às seguintes perguntas:
– Possui noções básicas de costura? (não é fator impeditivo)
– Poderá trazer um guarda-chuva estragado (se possível), sim?
– A organização não possui máquina de costura para todos os participantes. Solicita-se (se possível) que cada participante traga a sua própria máquina de costura. Isso é possível?
– Durante a manhã deste domingo, estaremos a “desenferrujar” as máquinas e as mãos. Pretende participar? Faremos um “picnic” partilhado!
Celina Quaresma
É natural de Lamego e actualmente reside em Viseu.
É licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, actividade que lhe ocupa a maior parte do tempo.
Paralelamente, sempre que pode dedica-se ao projecto ~ Outros Mundos ~ onde cria peças em pasta de papel, sobretudo ligadas ao imaginário infantil, recorrendo para tal à reciclagem de papel.
Este projecto nasce da preocupação com o meio ambiente e da vontade de transformar/reutilizar objectos ou materiais que aparentemente, chegaram ao fim de vida e que tem como destino o lixo.