CRIATIVIDADE E DESIGN

Alexandre Kenji Kumagai (em residência na 5ªOficina) estará para o público geral no domingo, dia 26 de Fevereiro 2023, às 15h no Mosteirinho de Coutos de Viseu.

A proposta para este workshop incide na criação de produtos passíveis de serem realizados a partir de resíduos ou matérias-primas de baixo custo, ou mesmo de custo nulo. Assim, a partir de materiais rejeitados pela indústria, de custo residual e por isso passíveis de serem cedidos graciosamente à entidade produtora, os participantes deverão conceber artefactos cuja produção possa ser possível em oficinas de ‘baixa’ tecnologia. 
Por meio da criatividade, do desenho e da destreza manual, pretende-se materializar artefactos úteis, que poderão ser bastante diferente da função original.
Os artefactos poderão conter outros componentes que não sejam resíduos (parafusos, linhas, elásticos, clips, pregos, fios eléctricos, etc). Dos objectos desenvolvidos cada participante deverá produzir um ou mais protótipos.
O objetivo deste exercício é a valorização dos resíduos, dando-lhes uma segunda vida. Reduzir o desperdício e quem sabe, promover a produção de pequenas séries de produtos com valor económico e assim promover pequenos negócios.

Alexandre Kumagai é Designer, com vasta experiência profissional no sector industrial e na área de Design de Produto. Desde 2014 lecciona unidades curriculares de Projecto em Design como assistente convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Actualmente é o Gestor de Projectos da Design Factory Aveiro, é apaixonado pelo desenho, pelo trabalho oficinal e por trabalhar com equipas multidisciplinares onde a inovação é liderada pelo Design.

Público-Alvo: Maiores de 16 anos (menores apenas se acompanhados)
Duração: 3 horas
GRATUITO, MEDIANTE INSCRIÇÃO!
Inscrições: tiomanel@quintaoficina.pt 



LINK para trajecto de VISEU >>> QUINTA OFICINA:
https://goo.gl/maps/XavGPo9917dWu2JS9https://goo.gl/maps/XavGPo9917dWu2JS9

Largo das Figueiras n1, Tarva – Mosteirinho. 3510-584 Coutos de Viseu



Uma atividade inserida no MOST’22 – Programação internacional de mediação artística em meio rural. Uma iniciativa apoiada pelo Município de Viseu e financiada pelo EixoCultura