MANIFESTO

PORQUÊ BENDITO DESIGN? PORQUÊ A PEDRA LASCADA?

É graças ao design que evoluímos, foi graças a ele que nos civilizámos na Pré-Históra. Deveríamos prestar culto ao design, tal como se faz aos deuses. Os deuses sempre existiram ao longo da história da humanidade apaziguando-nos a alma… mas foi o Design que nos permitiu chegar onde chegámos. Desde o Homo-Habilis que criamos objetos e cada vez mais formas de comunicar, de partilhar, de crescer! Foram os primeiros artefactos criados pelo homem que possibilitaram as mudanças fundamentais, que desde então não pararam e nos tornaram o que somos hoje. A Pedra-Lascada é o utensílio mais antigo que chegou até nós e o seu uso veio alterar radicalmente comportamentos e hábito, por isso… Bendita seja a Pedra-lascada e Abençoado seja o Design, pois o Design quando trabalhado de forma consciente, continua a melhorar o mundo em que vivemos – Este é o nosso compromisso – ao criar e produzir.

Bem dito” – dotado de grande capacidade de expressão; expressivo.

Bem-dito” – forma do verbo “Bem-dizer”.

Bendito” –  feliz, glorificado, abençoado.

A CURIOSIDADE

Eis o principal impulsionador da inovação, a Curiosidade. Este é o principal ingrediente que, cozinhado com a Criatividade, tem originado o progresso da nossa espécie, da nossa civilização. O ser curioso possibilita a descoberta – mas para isso é necessário ARRISCAR – tal como fazem as crianças, tal como fazem os artistas, tal como fazem os cientistas, tal como deveremos fazer todos nós! Esta é a nossa postura, não aceitamos verdades absolutas. Respeitamos os outros, acreditando na liberdade e na harmonia da diversidade. Questionamos. Avançamos.

FELICIDADE E CRIATIVIDADE

Todas as pessoas são seres criativos. Alguém que não manifeste a sua criatividade, ou está doente, ou foi atrofiado. A expressão criativa (artística, ou não) que está presente na vida de todos nós, a toda a hora, em todo o lugar, pode fazer de nós indivíduos mais “leves, frescos e fofos”. A atitude criativa traz Felicidade porque liberta, promove a “Não-Rotina” e uma visão aberta e disponível à mudança, à aprendizagem, ao crescimento. O mundo visto com criatividade constante não permite espaço ao desânimo e à frustração. Quando criamos, libertamos as toxinas do nivelamento das massas, tornando-nos seres manifestamente únicos e originais. Ser criativo não é ser pintor, músico, ou designer, SER CRIATIVO é olhar o mundo sempre de forma diferente e a cada segundo, questionar, arriscar, mudar! Uma pessoa feliz é uma pessoa realizada e uma atitude criativa constante realiza-nos nas mais pequeninas coisas, pois vemos mais beleza nas formas, nas cores, nos cheiros, nos sons… no mundo! A postura criativa traz felicidade porque, depois de cada olhar, de cada gesto, regressamos a nós sempre com “algo mais”, pois damos e recebemos, partilhamos, crescemos!

ATENÇÃO: Sente-se com humor? Os textos que se seguem deverão ser interpretados metaforicamente e lidos com “poder de encaixe” e muito SENTIDO DE HUMOR… Com todo o respeito: Divirta-se, porque nós também!!

O DESIGN É O SENHOR…

Aleluia, irmão!

Se tens disponível o teu espírito crítico, o teu espírito de observação, de reflexão e de análise da selva gráfica que te rodeia, então acolhe em ti o Design!

Se acreditas no milagre do raciocínio, da comunicação e do entendimento entre os homens, então pratica a harmonia em teu redor!

Se tens fé na paz e na justiça entre a concorrência do mercado, então promove boas práticas com disciplina e inovação!

Se consegues ver e reconhecer um bom projeto, então estás preparado para fazer o mundo melhor!

Se procuras o equilíbrio e a consciência de ti e dos outros, então pratica a CRIATIVIDADE!

Design, recebe este Website, em sinal do meu Amor e da minha Fidelidade. Em nome da Simbologia, da Forma e da Função.