Solstício – Festa da Passagem de Ano

2024 – 21, 22 e 23 de Junho

SEXTA 21
19h – Sessão de Yoga (dia internacional) pelo indiano Rahul Trivedi. (Para maiores de 6 anos, com ou sem experiência)
19h30 – Demonstração do “fenómeno solstício” pelo astrofísico António Cardoso e observação do Sol pelas lentes dos telescópios da Associação Ofiuco.
20h – Jantar partilhado (deverão trazer também os seus pratos, copos e talheres).
21h30 – Continuação da observação de astros
22h30 – Música e Feliz Ano-Novo!

SÁBADO 22
14:30 – Workshop* Construção de Relógios de Sol com o astrónomo eng. Pedro Almeida.
17h – Conversa à sombra redonda: “Tens tempo?”
19:30 – Jantar Partilhado (deverão trazer também os seus pratos, copos e talheres).
22h – Histórias à fogueira com o colombiano Marco Luna. Entrada Livre!

DOMINGO 23
15h – Workshop* Contadores de Histórias com Marco Luna (Colombia).

>> NOTA: Os horários apresentados poderão sofrer reajustes consoante o decorrer das atividades.

AINDA:
– Inauguração da carrinha-biblioteca-comunitária.
– Apresentação do livro “Black and White” de Mi Cândido.
– Estendal Fotográfico – Exposição Coletiva (Most’23).
– ReBicla (partilha comunitária de bicicletas usadas).
– Venda e troca de artesanato e usados.

* Os Workshops são de pré-inscrição obrigatória.
Preço:
Este ano, a inscrição nas iniciativas desta programação, terá um contributo associado:
•⁠ ⁠1 kg de frutas/legumes da época.
ou
•⁠ ⁠1 hora de voluntariado numa causa à vossa escolha, realizada onde, quando e como preferirem. Se precisarem de sugestões, teremos algumas disponíveis. Não precisamos de saber a vossa escolha, mas até gostaríamos! 😃

>> Informações e pré-inscrições: tiomanel@quintaoficina.pt


Rahul Trivedi

Rahul Trivedi, nasceu em Bombai, India, em 1976. Contactou com o yoga desde a infância, no qual se tornou Mestre em 2002. Residente em Portugal há 32 anos, é comerciante e proprietário da pastelaria “S.Francisco” (junto ao Teatro Viriato) em Viseu.
Lema de vida: “Com o yoga eu consigo encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Yoga é para todos. Yoga é união.”


António Cardoso

António Cardoso estudou física na Universidade de Lisboa e fez investigação em física de partículas, cosmologia e física quântica. Atualmente é professor na Escola Superior de Educação de Viseu e comunicador de ciência.
A OFIUCO – Associação de Divulgação da Astronomia foi criada em 2012, com sede em Vila Chã de Sá (Viseu), e tem como objetivo a divulgação e popularização da astronomia como atividade lúdica, cultural e científica para o público de todas as idades.


Eng. Pedro Almeida

Pedro Almeida: Ex-professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, astrónomo amador e Gnomonista.  Tem como hobby a construção de modelos de relógios de Sol e ultimamente, a construção destes em pedra calcária estando já alguns instalados ou em vias de instalação. São cerca de 150 relógios de sol que podem ser apreciados no Protomuseu, em Vila Chã de Sá. O seu fundador e também autor de praticamente todos os relógios expostos, começou a pensar em todo este trabalho aos 12 anos de idade. “O meu avô materno disse-me que se eu passasse de ano me oferecia um relógio. Eu passei e ele cumpriu a promessa. Era um relógio em madeira que ainda tenho hoje”, contou Pedro Gomes de Almeida, recordando que o encontrou quando se mudou para Vila Chã de Sá.


Marco Luna

Marco Luna. Doctorado en Teatro – Espectáculo Unipersonal – El actor y el Personaje – Universidad Complutense de Madrid y Real Escuela de Arte Dramático de Madrid. Doctorado en Derecho “Persona, Sociedad y Derecho” Universidad Complutense de Madrid. Marco Luna ha desarrollado su labor de Actor, y Director Teatral, contador de Historias y Profesor Investigador durante más de 25 años en el mundo profesional. Su historia artística se ha desarrollado en América y en los 20 años en Europa, presentando sus diversos trabajos dramáticos y académicos en espacios teatrales, festivales, encuentros, workshops, universidades, ONGs, entre otras instituciones en diferentes países.



Esta atividade está inserida no projeto da 5ªOficina: “MOST’24 – Programação Internacional de Mediação Cultural em Meio Rural”, uma iniciativa apoiada pelo Município de Viseu, através do EixoCultura.




2023

Nesta festa iremos assinalar um “novo ano”, mais um ciclo para a Mãe Terra e para a nossa programação 2023/24… Será uma festa aberta a toda a comunidade!
Começaremos por visitar a obra (depósito de água pública) da Cláudia Fontão, vencedora do concurso de re-design de 2022, completando a “trilogia da água” do Largo das Figueiras. O “Estendal Fotográfico” – exposição coletiva – também estará aberto ao público, com imagens das atividades do ano anterior. Comemora-se, neste dia, o Dia Internacional do Yoga, e, por isso, todos poderão desfrutar de uma sessão guiada pela Joana Magalhães, sem limites de idade, ao cair do dia. Seguimos para um jantar partilhado – onde todos devem trazer algo para partilhar. Teremos ainda a presença do António Cardoso, especialista em Astrofísica e Cosmologia, que nos explicará este fenómeno do Solstício de Verão. A nossa festa termina (ou começa) com música em discos de vinil, pois comemoram-se os 75 anos do “LP”. Haverá dois pratos gira-discos e toda a gente é convidada a trazer os seus vinil para passar, não haverá DJ, cada um passa a sua música… Não se atrasem, o dia vai ser grande, o maior, mas a noite vai ser a mais curta! Encontramo-nos por lá às 19h… e pelas 20, começamos o Yoga… nem precisam trazer tapete!
Este será a primeira atividade do MOST’23, uma iniciativa organizada pela 5ªOficina, apoiada pelo Município de Viseu e financiada pelo EixoCultura.