2023

ESTENDAL 2022/23

Exposição fotográfica anual, sobre as atividades desenvolvidas a partir do concurso de re-design, dos workshops e residências artísticas. Toda esta programação insere-se no MOST’22 – Programa Internacional de Mediação Artística em Meio Rural – Mosteirinho – Coutos de Viseu.

Exposição fotográfica, coletiva, relativa aos 7 workshops da programação MOST’22, da autoria de:
Filipa Ávila
Raquel Balsa
Luis Almeida
Paula Magalhães
Carlos Teixeira
André Ferreira
Vlad Dulyansky

A Exposição de fotografia é de entrada livre e estará patente até ao fim do verão.
Os dias de abertura são anunciados, mas poderão facilmente solicitar uma visita a qualquer dia/hora! Para mais informações contactar: tiomanel@quintaoficina.pt, ou 963218860.

FILIPA ÁVILA ANTUNES nasceu em Coimbra em 1981. Formou-se em Fotografia, no Instituto Português de Fotografia e frequentou a licenciatura em estudos Artísticos na Universidade Aberta. Iniciou o seu percurso profissional em 2008 como assistente nas exposições “Timeless Territories” e “Articulações” no âmbito do programa Art Algarve. Em 2013 estagiou na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema na cabine de projecção.  Como fotógrafa freelancer iniciou o seu trabalho em fotografia de produto na EscapeShoes (2016), no Cine Clube de Viseu (2018), Festival Karma (2019), Adega cooperativa de Penalva do Castelo (2020), OCUS (2020), Cão Danado-Artes do Espetáculo (2021), Jardins Efémeros (2021, 2022), Galeria VNBM (2022, 2023). Tem fotografias publicadas pela revista Umbigo (2013, 2022), Flanzine (2017), Argumento (2019), Público (2022) entre outras.

RAQUEL BALSA
Desdobrou-se num percurso plural enraizado no design e intersectado com a imagem e a palavra em diversas áreas. Licenciada em Design de Comunicação pela Universidade do Porto com a atribuição do Prémio Eng.º António de Almeida, tem formação em fotografia, gravura e vídeo; colabora com os grupos de investigação GriArCE, C3 e ID+. Esteve integrada em diversas empresas, co-fundou uma, desenvolveu projetos no campo do design social, design gráfico, design de produto ou ilustração. No início deste milénio teve um laboratório de fotografia na cave. Hoje, acompanha com ela diversos projetos comunitários e participativos como o “Talho O Mimo”, a “Criação de uma Marca” com a ASSOL, “Jóias que nos Unem” e “Paisagens Comuns” com a AVIS, o programa PEDAIS com a ANEIS, “Desenhar a essência dos lugares” com as Aldeias do Xisto, o “Circle” e “AMASS” com a APECV ou “Histórias de um lugar” com María Jesús Agra. As narrações emotivas que resultam destes projetos figuraram em exposições em Portugal, Malta ou Finlândia. A fotografia ocupa um lugar nuclear no seu trabalho em sinergia com projetos editoriais que desenvolve e, mais recentemente, com a fotografia de cena.

LUÍS ALMEIDA é um fotógrafo e videografo de Viseu, com enorme gosto pela comunicação e arte de contar histórias através das imagens que capta, decidiu enveredar pela aventura dos audiovisuais, o que o conduziu a enormes desafios pelas mais diversas cidades do nosso País. Aventuras essas que o levaram a conceber conteúdos nas mais diversas áreas, incluindo turismo, moda, indústria e cobertura de eventos.

PAULA MAGALHÃES, Viseu, 1976. Mestranda em Conservação de Fotografia no IPT, pós graduada em Multimédia pela UA e licenciada em EVT pela ESE, IPV. Desenvolve trabalho na área da imagem, vídeo, fotografia, instalação e impressão de múltiplos. Dedicou os últimos anos à investigação de processos antigos/alternativos de fotografia. A sua obra explora o equilíbrio entre a razão e a emoção, trabalhando conceitos como o tempo, a memória e a perda dela. O registo das formas naturais é uma constante em todo o seu processo de investigação e criação, desde os herbários aos memo gráficos.

CARLOS TEIXEIRA, nascido em Outubro de 1979, Fotógrafo, há uns anos tomou a máquina fotográfica como ferramenta de trabalho, deixando a sua formação na Licenciatura em Design para ser fotografo a tempo inteiro, deixando mas não abandonando, leva consigo para tudo o que faz a sua formação como designer. No fundo todo o processo de criação é um processo de design, seja por designers ou por outros criadores, e em fotografia esse processo é essencial. Trabalhando especialmente na áreas de produto e retrato, mantém desde sempre uma ligação com uma série de projectos ligados à Dança e ao Teatro, tanto como um complemento ao trabalho fotográfico, mas também como modo de retribuição à sociedade, através das artes.

ANDRÉ FERREIRA, nascido em 1986, natural de Viseu. Licenciado em Animação Cultural pela Escola Superior de Educação de Viseu. Apaixonado desde sempre pelas Artes do Espetáculo, trabalho na área desde 2012 com a Zunzum Associação Cultural, onde faço teatro, animação de rua e performance; com o grupo Visiunarte Ateliês fiz teatro e lá ganhei por duas vezes o prémio de melhor ator (2016/2018) da categoria instituições; recentemente em 2020 integrei o “grupo OFF” onde faço teatro literário. Cinema também gosto e participei em documentários, videos promocionais, vídeo clipes e até figuração em filme. Fiz parte de 3 projetos distintos no Distrito de Viseu, onde dei vida á Mascote do Jornal do Centro, ao Atmos da CIM Dão Lafões e também ao Beirão do clube de futebol Tondela. Entre outros projetos faço parte de uma associação cultural onde desenvolvo atividades com a comunidade; Outra paixão está na fotografia, onde dar uns cliques na máquina e mostrar a minha visão. Tirando isso, sou uma pessoa sem medo de agarrar oportunidades e disposto a trabalhar em tudo que seja uma mais valia para mim.

VLAD DULYANSKYY, mais conhecido como O Empalador, criador do projeto musical AdJoint que em 2013 integrou o grupo de hip-hop Trunfus, em 2015 volta aos palcos a solo com a participação do +Plus como DJ. Juntos criam a editora Twone Productions que passa a trabalhar com artistas locais como Santoz3500 e Smoke Hills. Neste contexto todos os videoclipes ficam a cargo d’O Empalador. Fotografia surge em 2021 com influência do Pedro daRua e Luís Almeida. Maioritariamente fotografias tiradas nas ruas de viseu retratando pessoas e as próprias ruas. Tendo realizado o press release da artista mais emblemática de techno Venessa Sousa(Valody). Acompanhando também projeto do de Funk DJ DN e HipHop Mendes Júnior. Podemos ver a nascer assim o projeto “Mask(off)” conceitualizado pela Cristina Sousa em 2022.



Estas actividades são inseridas na “Programação internacional de mediação artística em meio rural – MOST’22, organizada pela 5ªOficina, apoiada pelo Município de Viseu e financiada pelo EixoCULTURAViseu2022