4RD RE-DESIGN IDEA CONTEST IN RURAL AREAS
Carrinha-Biblioteca Comunitária
Community Library Van
Ideia vencedora:
Winning idea:
ANA LEÃO
“Era uma vez…”
Breve Memória descritiva:
Todas as histórias começam por “Era uma vez…” e esta não é exceção… A ideia que aqui se apresenta parte da premissa de que esta carrinha-biblioteca, através do seu exterior, deverá ser suficientemente apelativa para cativar a atenção do mais desatento, a fim do mesmo se aproximar e ver o seu interior e consequentemente emergir no universo da leitura. Quando pensamos em livros, muitas vezes, lembramo-nos das histórias que nos leram em criança e que contaminaram o nosso imaginário, desde dragões, duendes, castelos, vários seres mitológicos etc. até irmos crescendo e sermos habituados a livros com lombadas menos sugestivas daquilo que poderá ser o seu interior, mas também, de livros que farão para sempre parte de nós e que nos cativaram desde crianças, como é o caso de O Principezinho e que em idade adulta ressurgem com um novo significado. Bem sabemos que não se deve julgar um livro pela capa, mas será interessante pelo exterior desta biblioteca levarmos a comunidade a ser cativada para a mesma. A imaginação é por essa razão o ponto fulcral para a materialização desta ideia. Emergindo mais diretamente no seu conceito, como podemos perceber pelos desenhos, a carrinha manter-se-á percetível enquanto objeto, uma vez que, sobretudo na parte da frente as folhas deixarão ler o seu volume quando intercetadas com a mesma, bem como os livros, ainda que sobressaindo um pouco do limite da carrinha mantém percetível a sua morfologia original. Esta ideia deverá ser lida como um todo, em que cada alçado tem consequência no seguinte. A parte de trás da carrinha, aproxima a imaginação do real, já que, na capa de um livro surge em perspetiva, ainda que no campo da imaginação, uma aproximação ao que se passará no interior, transmitindo a mensagem de que se dermos asas à imaginação podemos concretizá-la. A carrinha é em si mesma, também ela um livro colocado na prateleira deste terreno, os quilómetros que percorreu contam uma história que terá sequência neste seu novo contexto e que portanto escreverá um novo capítulo da sua história, que começa como todas as outras com um “Era uma vez…”
Ana Leão, Outubro 2023
Sugestão de Materiais:
– Tinta metálica (para pintar diretamente na carrinha);
– PVC (para as capas, lombadas e folhas dos livros poderem sobressair da carrinha, assim como para o castelo pop-up);
– Tinta acrílica (para pintar no PVC);
– Vinil de corte (pode revelar-se útil para alguns detalhes);
– Caneta Posca (para alguns pormenores);
– Espuma expansiva (para alguns fazer saliências ao volume como por exemplo o dragão e as mãos do duende).
Chamo-me Ana Raquel de Almeida Leão, nasci a 8 de Maio de 1999 e sou natural de uma pequena, mas grande aldeia chamada Figueiredo de Alva, no concelho de São Pedro do Sul. Dividi assim a minha infância também com mais dois locais, Penamaior (Paços de Ferreira) e Viseu, onde mantenho residência há 20 anos. Sou escuteira desde os 6 anos e acredito que esta forma de vida impulsionou desde cedo a minha criatividade que foi sendo, cada vez mais alimentada, quer no Colégio da Via-Sacra onde descobri o gosto pela representação, quer na Escola Secundária Viriato onde, mais tarde, estudei Artes Visuais e senti, finalmente, que às artes pertencia. Encontro-me de momento a concluir o Mestrado Integrado na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, tendo realizado Erasmus em Saragoça, Espanha, entre 2021-2022.
Estou convicta de que a Arte não tem fronteiras e por essa razão também eu não me consigo engavetar apenas num registo procurando, sempre que possível, explorar a minha criatividade nos mais diversos campos, como foi este o caso.
Parabéns à Ana Leão, autora da ideia vencedora desta 4ª edição. Foram 350 candidaturas com participações oriundas de várias zonas do globo (Inglaterra, China, Suíça, Catalunha, Brasil e Venezuela), mas sobretudo vindas de Lisboa, Porto e Viseu.
Elementos do Júri 2023:
Members of the Jury 2023:
– Fernando Almeida – Presidente da Junta de Freguesia;
– Simão Machado – Representante dos moradores locais;
– Rui Pêva – Representante da 5ªOficina;
– Teresa Eça – Comité internacional e APECV;
– Daniela Fernandes – Artista convidada.
– Zé Pedro Ramos – Secretariado do concurso
INFORMAÇÕES DE PROMOÇÃO DO CONCURSO:
INFORMATION PROMOTING THE COMPETITION:
Não se esperam projetos, apenas ideias, o que torna a participação mais simples, fácil e acessível a todos.
We don’t expect projects, just ideas which makes the participation simpler, easier and more accessible for everyone.
O concurso de ideias Re-Design (carrinha-biblioteca) em meio rural, é uma iniciativa promovida pela Associação Quinta Oficina, com a colaboração da Junta de Freguesia dos Coutos de Viseu e o apoio da Câmara Municipal de Viseu através do financiamento do Eixo Cultura. Este concurso consiste na promoção de uma intervenção artística/técnica, numa carrinha-biblioteca comunitária em Mosteirinho dos Coutos, Viseu. Esta iniciativa insere-se na Programação internacional de mediação artística em meio rural, “MOST’23”, que pretende estimular o cruzamento disciplinar das artes, dos artistas e da comunidade local, revitalizando o meio rural através da formação, expressão e educação pela arte. Nesta programação inclui-se o presente concurso.
The Re-Design contest of ideas for urban furniture/equipment (library van) in a rural environment is an initiative promoted by the Quinta Oficina Association, with the collaboration of the Parish Council of Coutos de Viseu and financed by the Viseu City Hall. This contest consists in the promotion of an artistic/technical intervention in a community library van, in Mosteirinho dos Coutos, Viseu. This initiative is part of a International Artistic Mediation Program, “MOST’23”, which aims to stimulate the disciplinary intersection of arts, artists and the local community, revitalizing the rural environment through training, expression and education through art. This programme includes the present contest.
(Ficará no patamar de baixo, de forma a que o acesso pela porta lateral se faça diretamente sem degraus)
ALGUMAS INFORMAÇÕES ÚTEIS:
O concurso destina-se a todos os “artistas”, amadores ou profissionais, nacionais ou estrangeiros, individualmente ou em grupo. Caso os participantes (individuais ou em grupo), sejam menores de idade, devem ser representados por um adulto (responsável pela ideia e pela candidatura).
The contest is open to all “artists”, amateurs or professionals, national or foreign, individually or in groups. In case the participants (individual or in group), minors, they must be represented by an adult (responsible for the idea and the application).
As ideias candidatas deverão ser enviadas entre as 00:00 do dia 01 de julho, e as 23:59 horas do dia 31 de outubro de 2023. Enviados para o email tiomanel@quintaoficina.pt
The candidate ideas must be sent between 00:00 on 01st July and 23:59 on 31th October 2023. Sent to the email tiomanel@quintaoficina.pt
A carrinha-biblioteca não circulará na via pública, estará sempre estacionada, pelo que são permitidas alterações nas suas dimensões, assim como alterações ao seu aspeto e morfologia exterior.
The library van will not circulate on roads, it will always be parked, so changes in its dimensions are allowed, as well as changes to its appearance and exterior morphology.
O autor da ideia vencedora receberá a quantia de 1.000 € (mil euros)
The author of the winning idea will receive the sum of 1,000 euros
CONSULTE O REGULAMENTO COMPLETO: