AS OFICINAS DO MOSTEIRINHO

Considerando o processo criativo como um potencial intrínseco ao ser humano e acreditando que a sua otimização poderá abrir horizontes em todas as áreas, a QUINTA OFICINA pretende auxiliar na construção de projetos ou materialização de ideias que tantas vezes ficam aprisionados na mente, no papel ou na “gaveta”, viabilizando algumas das condições necessárias para que se concretizem. As Oficinas do Mosteirinho serão o espaço ideal para projetar ideias, desenvolver práticas artísticas e criar projetos, num ambiente inspirador, natural e despido dos fatores que dispersam o foco de cada um.

Estamos a trabalhar para este futuro, que queremos muito próximo!!!

B R E V E M E N T E > 5< O F I C I N A S :

Oficina 1 – A oficina de Artes e Ofícios (Artes Plásticas e Visuais).

Oficina 2 – A oficina para as Artes Performativas (sala de ensaios e formação).

Oficina 3 – A oficina de Madeiras e Metais (equipamentos de construção).

Oficina 4 – A oficina da Terra (semear, plantar, cuidar e colher).

Oficina 5 – A oficina nº5, que dá nome à Associação, será o espaço multiusos (disponível para tudo e para todos).

OFICINA DE ARTES E OFÍCIOS

Neste espaço reúnem-se várias disciplinas, entre elas: o design, a pintura, a escultura, a cerâmica e os têxteis. Esta multidisciplinariedade é o eixo substancial desta oficina pois permite uma combinação de diferentes e complementares processos artísticos.

OFICINA DE ARTES PERFORMATIVAS

Espaço versátil que poderá dar lugar à experimentação de técnicas impulsionadoras do processo criativo tais como encenação, movimento, voz, música, dança e performance. Pode ainda servir como um local polivalente para realização de reuniões, aulas e ações que requeiram um espaço amplo e multifuncional.

OFICINA DE MADEIRAS E METAIS

Aqui os participantes poderão usufruir de todas as fases do processo de criação passando pela preparação, a escolha e a seleção das matérias primas, execução e finalização das diferentes peças. Estarão ao dispor bancadas, máquinas de corte e acabamento, um torno mecânico e ferramentas básicas. Neste espaço poderá criar-se desde uma simples casinha para pássaros, a um armário ou até uma cadeira de baloiço. Será também possível a criação de delicada bijuteria ou a construção de grandes armações, como por exemplo estruturas para cenografias e reclames luminosos.

OFICINA DA TERRA

Um espaço onde a junção de sementes, terra, vasos e materiais, cria o ambiente perfeito para aumentar o sucesso da plantação. Nesta oficina realizam-se atividades didáticas fornecendo o material necessário e ensino das técnicas para escolha ideal do local e momento certo para cada plantação, a preparação do substrato, a escolha e preparação das sementes.

A 5ª OFICINA

Este espaço é uma zona comum, versátil e de apoio às restantes oficinas, possibilitando a realização de qualquer tipo de atividade. Estará equipado com plateia amovível, teia de iluminação e acesso direto ao camarim/guarda-roupa possibilitando funcionar como um pequeno auditório para a realização de espetáculos, apresentações públicas, palestras ou eventos.

A HISTÓRIA DA CASA (Brevemente)

AS INSTALAÇÕES (brevemente)

TAMBÉM DISPONÍVEL:

A ECOPISTA

A ecopista do Dão é a ecopista mais comprida de Portugal, com cerca de 50km, e há quem diga que é a mais bonita. Atravessa os Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.  Em Torredeita pode encontrar uma locomotiva a vapor de 1885 e no Mosteirinho uma ponte de ferro desenhada por Eiffel. Seja de bicicleta ou a pé, a envolvência com a Natureza vai certamente fazer-lhe bem ao corpo e à mente.

BICICLETAS

É um dos meios de transporte mais ecológicos e saudáveis e, por isso, temos disponíveis várias bicicletas para todas as idades. Mediante reserva poderemos ter também um guia que fará com que a experiência se torne muito mais rica.

PRAIAS FLUVIAIS

A poucos metros da casa do Mosteirinho existe um pedaço de paraíso que convida à serenidade. Chama-se “Mostarda” e é o local ideal para um mergulho refrescante nos dias mais quentes, para dias repletos de diversão com os amigos ou apenas para estender uma toalha e desfrutar do que a natureza tem para lhe oferecer.

PERCURSOS PEDESTRES

Aceite a nossa sugestão e percorra a “Rota dos Moinhos de Água D’Alte”, com uma extensão de 4,5km de dificuldade baixa. O percurso tem início junto à antiga estação férrea, seguindo em direção a uma zona florestal de diversidade arbórea e proximidade com a água. Neste percurso, encontrará um conjunto de moinhos, poldras, represas e quedas de água, oferecendo zonas de rara beleza paisagística.

OBSERVAÇÃO ORIENTADA DA NATUREZA

Caminhada pedagógica para identificar, conhecer e reconhecer a fauna, a flora, a paisagem e a geologia numa ótica de valorização e preservação da zona envolvente. 

DESPORTOS RADICAIS

Venha viver experiências únicas e descobrir a prática de desportos radicais ao ar livre. Temos ao seu dispor slide, escalada, rappel, trekking, passeios de btt, …

NA REGIÃO:

MOSTEIRINHO (COUTOS DE VISEU)

40.650028, -7.994163

https://visitviseu.pt/viseurural_detalhe.php?item=1