Ao longo dos últimos 40 anos, Tom Roos fez uma pesquisa aprofundada sobre a arte do palhaço, durante os quais, juntamente com outros, desenvolveu o conceito de Clown Minimalista.
O Clown Minimalista é uma cópia de nós próprios, mas mais aberto, mais ingénuo, mais frágil, mais espontâneo. Ele está em contacto directo com o público, aqui e agora. O seu mundo pode ser redefinido a qualquer momento e a linha entre a realidade e a imaginação é invisível.
Neste Laboratório, para descobrir o nosso palhaço, não vamos colocar um disfarce. Em vez disso, vamos retirar o nosso disfarce e as nossas máscaras; vamos nos desfazer da armadura que aprendemos a usar durante a nossa educação para nos tornarmos uma pessoa séria.
Aprenderemos a brincar em profundidade com o nosso corpo, deixaremos o impulso do movimento preceder a palavra, o impulso da acção preceder o pensamento.
Como jogadores, vemos a nós próprios como imagem em movimento. Com os nossos colegas jogadores procuramos uma sequência rítmica de imagens fortes, dirigindo-nos à imaginação do nosso público. Por um lado, há exercícios de libertação, de aceitação, de eliminação da auto-censura, de generosidade, de dar um sim fundamental a si próprio, ao seu público e aos seus colegas jogadores. Por outro lado, exercitamos a precisão, uma forma de desenhar claramente a nossa peça.





https://internationalclownlab.pt
https://www.facebook.com/internationalclownlab
TOM ROOS – Nasceu em 1954 na África do Sul. Em 1982, criou a empresa “WurreWurre” com Philippe De Maertelaere e o cão Boost, um duo palhaço inteiramente dedicado à promoção dos inúteis. Depois actuou em teatros e festivais de todo o mundo. Tom Roos é também professor de teatro (especializado em palhaços) e realizador na Bélgica e no estrangeiro. Depois de 2000, trabalha regularmente no Soweto, na África do Sul, com crianças e adolescentes vindos dos guetos.
Desde 2000, Tom Roos, com o apoio da Comunidade Flamenga, trabalha regularmente no Soweto com o Centro Comunitário de Ipelegeng para criar espectáculos de rua e teatrais de alta qualidade com jovens do município.
Além disso, trabalha internacionalmente como director, comediante, contador de histórias, palhaço e professor.
Desde 2014, Tom Roos é co-fundador do CONTACTCLOWN IN DE ZORG, um grupo profissional de palhaços prestadores de cuidados para pessoas com demência e pessoas com deficiência mental.
Tom Roos é também um membro activo da Clowns Without Borders Belgium, tendo realizado várias missões em centros de refugiados na Bélgica e no Líbano.

WORKSHOP:
Domingo, dia 9, das 15h às 17h.
Para maiores de 6 anos.
RESIDÊNCIA:
Sexta, dia 7, das 20h às 22h.
Sábado, dia 8, das 9h às 12h e das 14h às 19h.
Domingo, dia 9 das 9h às 12h.
Para maiores de 16 anos.
Trazer roupa e calçado confortável, água e caneca para chá.
Todas as formações são de pré-inscrição obrigatória.
Preço: 1kg de frutas/legumes da época, ou 1h. de voluntariado numa causa à escolha.
Local – Salão da Junta de Freguesia do Couto de Cima – Av. N.ª Sr.ª de Lurdes, n.º 45. 3510 – 602 Couto de Cima.
Informações e pré-inscrições: tiomanel@quintaoficina.pt
Esta atividade está inserida no projeto da 5ªOficina: “MOST’24 – Programação Internacional de Mediação Cultural em Meio Rural”, uma iniciativa apoiada pelo Município de Viseu, através do EixoCultura.











