INICIATIVAS COMUNITÁRIAS

“ÁRVORES DE JANEIRO”

A Quinta Oficina compromete-se em oferecer, no 1º dia do ano e durante todo o mês de Janeiro, algumas árvores para que as pessoas possam levar e ir plantar onde lhes faça sentido… O sentido desta iniciativa é iniciar uma tradição (começar o ano a plantar uma árvore), uma tradição que seja benéfica para este nosso planeta – que tanto precisa destes “pequenos” gestos!

> Como lá chegar <

Paralelamente a esta acção, será desenvolvida uma outra iniciativa na Primavera, que consistirá num WORKSHOP DE SEMENTEIRAS para a germinação destas árvores. Esta actividade será levada a cabo por escolas e famílias em data a definir.

“É HORTA DE TROCAR”

Depois da Família e dos Amigos, não há nada melhor do que ter: BONS VIZINHOS… A pensar nisto criámos um grupo nas redes-sociais com o objectivo de fazer o Mundo Melhor. Ao grupo chamámos: “É Horta de Trocar

Para trocarmos o que temos a mais, por aquilo que precisamos!

https://www.facebook.com/groups/745162952886928/

Este grupo pretende que a expressão “PARTILHAR” o seja de facto. Fazemos “troca directa” de alimentos que temos a mais, por aqueles que precisamos. Mesmo quem não tem quintal/horta/jardim/varanda com vasos… pode também trocar o seu pacotinho de arroz, por aqueles ovinhos caseiros! Estamos cada vez mais dependentes das grandes marcas de produção massiva, o mundo precisa que voltemos a semear, a plantar e a colher. Sejamos mais sustentáveis e tenhamos um estilo de vida mais saudável consumindo mais alimentos frescos. Estas pequenas trocas ajudam a salvar o planeta, reduzindo o consumo de recursos que espreme e desequilibra esta casa que é de todos. Aqui não poderá haver dinheiros, nem lucros, dividendos, ou mais-valias. Troquemos!!!

“APANHA DE FRUTA DA ÉPOCA”

Visita de Estudo de uma escola da região com actividades pedagógicas.

Uma das nossas vizinhas é a “Quinta de Ramos”, que tem para oferecer uma vasta variedade de árvores de frutos vermelhos espalhados num local que convida à tranquilidade. Aqui poderá experienciar algo diferente, num contacto direto com a natureza, enquanto lhe é explicado ao pormenor a técnica de apanha de cada tipo de fruto. No final, poderá ainda levar consigo um cestinho com as frutas que apanhou e desfrutar dos diferentes sabores.

“COMPOTAS E CONCENTRADOS”

Como os frutos vermelhos têm uma curta duração, existem diversas formas de serem conservados para que possam ser consumidos em qualquer altura do ano. Vamos desenvolver workshops e ensinar algumas técnicas para aumentar a conservação das compotas e concentrados e ainda explicar diferentes métodos de confeção adequados a cada tipo de fruta. 

“PLANTAÇÃO, PODA E TUTORAMENTO”

Os nossos colaboradores estão disponíveis para prestar aconselhamento e acompanhamento de produtores iniciantes.