INICIATIVAS COMUNITÁRIAS

VISITA GUIADA AO CÉU, com António Cardoso e Vitor Chiquelho (OFIÚCO)

Entrada grátis e livre (sem necessidade de inscrição)

9 de Setembro 2023, das 21h30 às 23h30 na clareira da Quinta Oficina no Mosteirinho dos Coutos de Viseu

Nesta noite iremos proporcionar uma visita guiada pelo céu noturno, a olho nu e também através de telescópio. Teremos a oportunidade de observar muitas estrelas interessantes, várias constelações bem visíveis neste final de Verão, algumas galáxias próximas de nós e um ou dois planetas nossos conhecidos. Dependendo da qualidade do céu poderemos também conhecer alguns objetos de céu profundo menos conhecidos.

Juntem-se a nós, tragam agasalho para o caso de fazer frio, e os vossos binóculos e/ou telescópio se os tiverem!


“Passagem de Ano”

Nesta festa iremos assinalar um “novo ano”, mais um ciclo para a Mãe Terra e para a nossa programação 2023/24… Será uma festa aberta a toda a comunidade!
Começaremos por visitar a obra (depósito de água pública) da Cláudia Fontão, vencedora do concurso de re-design de 2022, completando a “trilogia da água” do Largo das Figueiras. O “Estendal Fotográfico” – exposição coletiva – também estará aberto ao público, com imagens das atividades do ano anterior. Comemora-se, neste dia, o Dia Internacional do Yoga, e, por isso, todos poderão desfrutar de uma sessão guiada pela Joana Magalhães, sem limites de idade, ao cair do dia. Seguimos para um jantar partilhado – onde todos devem trazer algo para partilhar. Teremos ainda a presença do António Cardoso, especialista em Astrofísica e Cosmologia, que nos explicará este fenómeno do Solstício de Verão. A nossa festa termina (ou começa) com música em discos de vinil, pois comemoram-se os 75 anos do “LP”. Haverá dois pratos gira-discos e toda a gente é convidada a trazer os seus vinil para passar, não haverá DJ, cada um passa a sua música… Não se atrasem, o dia vai ser grande, o maior, mas a noite vai ser a mais curta! Encontramo-nos por lá às 19h… e pelas 20, começamos o Yoga… nem precisam trazer tapete!
Este será a primeira atividade do MOST’23, uma iniciativa organizada pela 5ªOficina, apoiada pelo Município de Viseu e financiada pelo EixoCultura.




“ReBicla”

Entre MAIO e OUTUBROBasta enviar um email com 24h (no mínimo) de antecedência, saber que bicicletas estão disponíveis, receber o código do cadeado, aparecer e pedalar!!!

ACEITAMOS:
– Ciclistas responsáveis e cuidadosos…
– Bicicletas em segunda mão, mas em bom estado…
– Voluntários para manutenção das bicicletas…
– Mecenas para ferramentas, materiais e equipamentos…


“ÁRVORES DE JANEIRO”

Este ano temos para oferecer dois azevinhos, uma nespereira, uma aveleira e 30 pinheiros… É só passar por lá e levantar a vossa árvore, uma por família… enquanto houver, despachem-se!!!
Endereço: R. São Salvador, 3510-072 Viseu.
Telefone232 423 343

Basta aparecer, levar o seu pinheiro manso e ir plantá-lo onde quiser…

Disponível um por família, todos os dias das 9h às 19h, em formato “take away”
na Quinta da Cruz, Centro de Arte Contemporânea de Viseu
(basta tocar à campainha) ATÉ AO FIM DE JANEIRO (limitado ao stock existente)

Esta iniciativa começou em 2019 e a Quinta Oficina compromete-se em oferecer, no 1º dia do ano e durante todo o mês de Janeiro, algumas árvores para que as pessoas possam levar e ir plantar onde lhes faça sentido… O sentido desta iniciativa é iniciar uma tradição (começar o ano a plantar uma árvore), uma tradição que seja benéfica para este nosso planeta – que tanto precisa destes “pequenos” gestos!

Paralelamente a esta acção, será desenvolvida uma outra iniciativa na Primavera, que consistirá num WORKSHOP DE SEMENTEIRAS para a germinação destas árvores. Esta actividade será realizada com famílias e escolas que manifestem interesse, em data a definir. Em 2021 as sementes (pinhões) foram oferecidos pela Cristina Nogueira.


“É HORTA DE TROCAR”

Depois da Família e dos Amigos, não há nada melhor do que ter: BONS VIZINHOS… A pensar nisto criámos um grupo nas redes-sociais com o objectivo de fazer o Mundo Melhor. Ao grupo chamámos: “É Horta de Trocar

Para trocarmos o que temos a mais, por aquilo que precisamos!

https://www.facebook.com/groups/745162952886928/

Este grupo pretende que a expressão “PARTILHAR” o seja de facto. Fazemos “troca directa” de alimentos que temos a mais, por aqueles que precisamos. Mesmo quem não tem quintal/horta/jardim/varanda com vasos… pode também trocar o seu pacotinho de arroz, por aqueles ovinhos caseiros! Estamos cada vez mais dependentes das grandes marcas de produção massiva, o mundo precisa que voltemos a semear, a plantar e a colher. Sejamos mais sustentáveis e tenhamos um estilo de vida mais saudável consumindo mais alimentos frescos. Estas pequenas trocas ajudam a salvar o planeta, reduzindo o consumo de recursos que espreme e desequilibra esta casa que é de todos. Aqui não poderá haver dinheiros, nem lucros, dividendos, ou mais-valias. Troquemos!!!




“VISITAR A QUINTA”

Visita de Estudo de uma escola da região com actividades pedagógicas.

Uma das nossas vizinhas é a “Quinta de Ramos”, que tem para oferecer uma vasta variedade de árvores de frutos vermelhos espalhados num local que convida à tranquilidade. Aqui poderá experienciar algo diferente, num contacto direto com a natureza, enquanto lhe é explicado ao pormenor a técnica de apanha de cada tipo de fruto. No final, poderá ainda levar consigo um cestinho com as frutas que apanhou e desfrutar dos diferentes sabores.

COMPOTAS E CONCENTRADOS
Como os frutos vermelhos têm uma curta duração, existem diversas formas de serem conservados para que possam ser consumidos em qualquer altura do ano. Vamos desenvolver workshops e ensinar algumas técnicas para aumentar a conservação das compotas e concentrados e ainda explicar diferentes métodos de confeção adequados a cada tipo de fruta. 

PLANTAÇÃO, PODA E TUTORAMENTO
Os nossos colaboradores estão disponíveis para prestar aconselhamento e acompanhamento de produtores iniciantes.


“AGRIcultura”

Esta tarde de actividades poderá ser repetida em nova data a agendar…


A iniciativa MOST’22 é uma “Programação Internacional de Mediação Artística” e todas as atividades são de participação gratuita para a comunidade.